Neste ano, o programa Escola São Paulo de Ciência Avançada da FAPESP oferecerá duas escolas avançadas de pesquisa voltadas exclusivamente para às ciências sociais (SPASS). Uma das escolas tem por tema a metodologia de pesquisa em ciências sociais e ocorrerá em julho na UNICAMP (ver aqui). A segunda, uma parceria entre o CEBRAP e o Maria Sibylla Merrian Center, tem como mote agregador a Dinâmica das Sociedades Democráticas Contemporâneas e ocorrerá entre os dias 28 de agosto e 6 de setembro na USP. A SPASS está estruturada com base em apresentações de pesquisa em andamento e mesas redondas sobre desigualdade, mobilização social, representação e instituições representativas, esfera pública, religião e sociedade civil, e filosofia social. O evento contará com palestrantes do CEBRAP, como Fernando Limongi, Marta Arretche, Paula Montero e Ângela Alonso, e convidados externos como David Snow (ICI), Otaviano Canuto (Banco Mundial), Sérgio Costa (Freie Universitat Berlin), José Casanova (Berkley) e Christopher Achen (Princeton).
As inscrições para a SPASS terminam dia 31 de julho. O programa possui 10 bolsas para financiar alunos e alunas de pós-graduação - pós-doutorandos(as) possuem prioridade. Para mais informações, ver o site da SPASS e a chamada abaixo:
DINÂMICA DAS SOCIEDADES DEMOCRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS
Estão abertas as inscrições para a primeira Escola São Paulo de Ciência Avançada em Ciências Sociais, uma iniciativa do Programa Internacional de Pós-doutorado do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e do Maria Sibylla Merian Centre in Humanities and Social Sciences Conviviality in Unequal Societies.
Ligada ao programa Escola São Paulo de Ciência Avançada da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a Escola oferecerá de forma concentrada discussão de alto nível sobre a produção acadêmica de ponta em ciências sociais – especialmente nas disciplinas de ciência política, direito, antropologia, economia e sociologia – sobre a dinâmica das sociedades democráticas contemporâneas. Reunirá especialistas estrangeiros e pesquisadores nacionais e se realizará entre 28 de agosto a 6 de setembro de 2017, na Universidade de São Paulo, Cidade Universitária.
PROGRAMAÇÃO
A DINÂMICA DAS SOCIEDADES DEMOCRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS
O objetivo da Escola é apresentar o conhecimento de ponta sobre distintas dimensões das sociedades democráticas contemporâneas. As atividades estão divididas em 5 módulos, cada um com três sessões:
- Globalização e desigualdades
- Globalização e desigualdades: teorias e achados empíricos.
- Brasil: democracia e desigualdades – teorias e achados empíricos do projeto “Trajetórias das Desigualdades”.
- A mensuração das desigualdades: o estado da arte
- Movimentos sociais e contestação política
- As diversas faces da contestação política nas sociedades contemporâneas: princípios e padrões recorrentes
- Movimentos sociais história e sociologia
- Estudo da contestação política em perspectiva comparada: abordagens e achados empíricos
- Teoria Crítica, Democracia e cultura política
- Sociedades contemporâneas entre capitalismo e democracia
- Políticas da cultura em democracias contemporâneas
- Qual crítica para qual teoria: heranças e desafios presentes para uma perspectiva teórica crítica
- Religião e esfera pública
- Diversidade religiosa em uma era secular
- Religião, pluralismo e esfera pública no Brasil
- Religião, laicidade e política
- Dilemas das democracias contemporâneas
- Dilemas da democracia: diagnósticos e perspectivas
- Democracia e sistemas de governo: o que sabemos?
- Democracia e controles democráticos
A língua oficial da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais é o inglês.
Os selecionados deverão participar de todas as atividades da escola. Haverá sessões diárias de apresentação de trabalhos dos bolsistas participantes.