Entre os dias 25 e 27 de setembro Lisboa receberá a 17 edição do Congresso Mundial do Rendimento Básico Incondicional. A realização do evento em Portugal, organizado pela Basic Income Earth Networking e em parceria com o Centre for Ethics, Politics and Society (CEPS) da Universidade do Minho, representa o amadurecimento teórico e político das propostas de renda básica na comunidade de língua portuguesa. Além dos panels e mesas redondas, o congresso contará com a presença de Philipe Van Parijs (Hoover Chair), Ingrid Robeyns (Utrecht), Sara Bizarro (Lisboa) e Guy Standing (London).
A luta por mecanismos de transferência de renda incondicionais (e suas sub-variantes, como o capital básico incondicional) tem sido considerada por alguns teóricos políticos como uma das poucas bandeiras distributivas endossada por quase todos os movimentos sociais que caracterizam a política global pós-crise de 2008. Mais informações sobre a RBI - e sua presença na política brasileira - pode ser encontrada aqui e no vídeo abaixo.
25-27 de setembro de 2017 – Assembleia da República, Lisboa
O Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS) da Universidade do Minho, organiza, em parceria com a Associação Rendimento Básico Incondicional – Portugal, o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), o Centro de Investigação em Direito Europeu, Económico, Financeiro e Fiscal (CIDEEFF), ambos da Universidade de Lisboa, o Centro de Humanidades (CHAM), da Universidade Nova de Lisboa, o partido PAN, e o movimento Unconditional Basic Income Europe (UBIE) o 17° Congresso BIEN – A Implementação de um Rendimento Básico.