sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

XVI Encontro Nacional da ANPOF

O XVI Encontro da Associação Nacional De Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) será realizado entre os dias 27 e 31 de agosto em Campos do Jordão (SP). Trata-se do evento nacional mais importante do tipo na área de filosofia e conta com dezenas de GTs e mesas-redondas. A novidade dessa edição fica por conta da estipulação de tempo mínimo de apresentação e uma melhor proporção de trabalhos por mesas (fontes constantes de reclamação entre os pesquisadores). 

O prazo para o envio de trabalhos (resumo 1000 a 2000 caracteres) inicia-se dia 17 de fevereiro e termina no dia 28 de abril. As inscrições serão realizadas no novo site da ANPOF (ainda em construção). 



O XVI Encontro Nacional será realizado nos dias 27 a 31 de outubro de 2014, em Campos do Jordão, cidade turística do Estado de São Paulo, situada na Serra da Mantiqueira, a pouco mais de 1 hora do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

As atividades do Encontro vão se concentrar na região do Capivari, no centro turístico da cidade, e nossa expectativa é que a qualidade de sua infra-estrutura possibilite um ambiente agradável para nosso trabalho e para nosso convívio durante o Encontro.

A estrutura hoteleira da cidade está sendo preparada, assim como a estrutura de apoio ao transporte e à alimentação, e disponibilizaremos informações detalhadas sobre isto em breve.

Os Encontros Nacionais da ANPOF se consolidaram como o principal evento da agenda de pesquisa em filosofia no país e se apresenta hojecomo um dos três maiores eventos do gênero no mundo. A estrutura que está sendo montada deve comportar a apresentação de mais de 2300 trabalhos, com algo próximo de 40 atividades simultâneas durante toda a semana. Um exemplo da adesão da comunidade às nossas atividades é a presença de quase 80% dos docentes de pós-graduação em filosofia no XV Encontro, em 2012. O grande desafio para o qual temos nos preparado é garantir a qualidade de um evento desta dimensão e possibilitar que ele desempenhe plenamente seu papel de fórum de integração e debate da pesquisa em filosofia, e também de debate sobre a pós-graduação e pesquisa.
Novidades
Há diversas novidades na forma de organização do Encontro, resultado de um extenso debate realizado ao longo de 2013 por meio de 2 Reuniões de Diretoria, 12 Reuniões Regionais com Coordenadores de PPG, Coordenadores de GTs e Editores de Revistas, e, por fim, da Assembleia Geral, realizada nos dias 19 e 20 de novembro em Brasília. Os detalhes destas deliberações estarão disponíveis no site da ANPOF ainda em fevereiro. Dentre as novidades para o XVI Encontro podemos ressaltar:

- Redefinição do tempo de atividades de cada GT no Encontro Nacional, que passa a ser proporcional ao número de trabalhos aprovados, garantindo-se que não ocorram recusas de trabalho por falta de tempo para que fosse apresentado;

- Definição de um tempo mínimo para as apresentações, de maneira a garantir a qualidade do debate acadêmico (o tempo de apresentação é sujeito a ajustes pelo GT, mas o modelo geral é, por exemplo, de 45 a 50 minutos para Doutores);

- Estímulo à participação de estudantes provenientes dos PPGs mais distantes do local do evento, com redução significativa do valor da inscrição (publicaremos em breve uma lista com os PPGs cujos alunos poderão solicitar a redução do valor da inscrição, elaborada a partir do cálculo de custos de viagem);

- Possibilidade de inscrição de participação sem apresentação de trabalho;

- Chamada internacional de inscrição de trabalhos, com especial ênfase para os países da América Latina;

- Realização do II Encontro Nacional de Professores de Filosofia do Ensino Médio paralelamente ao XVI Encontro.

Submissão de Trabalhos

A submissão de trabalhos deverá ser feita por meio do novo site da ANPOF, no período de 17 de fevereiro a 28 de abril de 2014. Deverá ser apresentado um resumo de 1000 a 2000 caracteres (com espaço) que, caso o trabalho seja aprovado, será publicado juntamente com a Programação do Evento.

O pesquisador escolhe, no momento da inscrição, a qual GT ou PPG prefere encaminhar sua proposta. Os trabalhos submetidos serão apreciados pelos comitês científicos dos GTs e PPGs e a lista de trabalhos aprovados será publicada em 02 de junho de 2014.
Pagamento da Inscrição

As inscrições passarão a ser pagas por meio de boleto bancário, no caso de residentes no Brasil, e cartão de crédito, no caso de residentes no exterior. Os valores e datas de pagamento serão divulgados no site da ANPOF a partir do início das inscrições.
Publicação

Será facultado àqueles que tiverem o trabalho aprovado o envio do texto completo para publicação em livro eletrônico pela ANPOF, com distribuição prevista para o primeiro semestre de 2015.