segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Chamada: RBCP - Ecologia e Homosexualidades

A Revista Brasileira de Ciência Política está aceitando trabalhos para os próximos dois dossiês temáticos da revista, respectivamente dedicados à ecologia e às homossexualidades. Os detalhes da chamada, prazos e regras editoriais estão detalhados abaixo:
A relação entre meio-ambiente e política, em suas variadas dimensões, é o tema deste dossiê da Revista Brasileira de Ciência Política. São aceitos artigos sobre o movimento ambientalista, no Brasil e em outros países, abordando sua evolução, suas estratégias, suas interfaces com Estados e partidos, suas redes transnacionais, suas divisões internas; sobre os desafios que a consciência ecológica apresenta à teoria política, em suas diferentes vertentes; sobre plataformas políticas como o “desenvolvimento sustentável” e as críticas feitas a elas. O dossiê está aberto também a contribuições sobre temáticas emergentes, como a responsabilidade humana em relação ao planeta e os direitos dos animais. 
Prazo para envio dos artigos: 31 de janeiro de 2016.
A edição deve ser lançada em junho de 2016.

O dossiê acolhe trabalhos teóricos e empíricos sobre a relação entre homossexualidades e política. Entre outras discussões, contempla a formação dos movimentos gays e lésbicos como atores políticos e suas tensões internas; a relação com partidos e com outros movimentos sociais; a luta contra a homofobia e o embate com as forças políticas religiosas; os desafios à identidade gay e lésbica colocados pela transgeneridade.
Prazo para envio dos artigos: 31 de maio de 2016.
A edição deve ser lançada em outubro de 2016.