segunda-feira, 24 de março de 2014

Dossiê 50 Anos do Golpe

O jornal Folha de S. Paulo publicou uma série de reportagens especiais sobre os 50 anos do golpe militar no Brasil, incluindo o dossiê "Tudo Sobre A Ditadura Militar". No dossiê, 12 entrevistados (dentre os quais, FHC, Francisco de Oliveira, Plínio de Arruda e Delfim Netto) respondem à pergunta: "Por que Jango foi deposto em 64?". Um impactante infográfico lista os nomes e as fotos dos 216 mortos e 140 desaparecidos oficialmente reconhecidos pelo Estado. 


Um dos autores do livro "A Ditadura que Mudou o País", o sociólogo Marcelo Ridenti (Unicamp), também publicou na edição de ontem o artigo "O golpe de 1964, aqui e agora" no qual (contrariamente ao espírito do seu livro, ousaria dizer) enfatiza as continuidades do Brasil pós-64 e pós-88. 

[...]

Uma bela adormecida em 1984 nas manifestações pelas Diretas-Já que por encanto despertasse hoje ficaria espantada de ver Fernando Henrique Cardoso ao lado de Marco Maciel, Lula aliado de Sarney. O país continua refém das forças que deram o golpe de 1964 e impedem mudanças que possam aprofundar a democracia política tembém num sentido social e conômico, diminuindo as desigualdades. O desafio continua posto.