sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Jornada Internacional Hannah Arendt: 50 anos de "Sobre a Revolução"

O Grupo de Filosofia Política da Unicamp organiza e sedia a IV Jornada Internacional Hannah Arendt. Após Buenos Aires e Córdoba, Campinas reunirá os pesquisadores de Arendt em torno de sua obra On Revolution [o livro foi publicado em português pela Companhia das Letras]. O evento ocorre entre os dias 21 e 24 de outubro de 2013 e trabalhos serão aceitos até 5 de setembro. 




Em 1963, Hannah Arendt trouxe a público uma das obras mais marcantes de sua trajetória intelectual e do próprio século XX. Embora “On Revolution” não tenha causado o mesmo impacto imediato de obras anteriores – Origins of Totalitarianism e The Human Condition -, hoje pode-se perceber a mudança que esta obra provocou no debate filosófico do período. Quando as discussões estavam dominadas pela polarização entre marxistas e liberais, Arendt deslocou o sentido da compreensão dos processos revolucionários para o que ela denominava constitutis libertatis, a fundação de corpos políticos capazes de sustentar a ação política e, com isso, a própria liberdade em detrimento da violência. Motivada pelo processo revolucionário Húngaro, Arendt pode fazer considerações que escapavam ao debate filosófico-político de seu tempo, chegando a tecer considerações ousadas como questionar o já estabelecido estatuto vitorioso da Revolução Francesa.

Cinquenta anos depois, o mundo moderno não está menos agitado. Na aurora do século XXI, a América Latina apresenta o florescimento de governos populares ou “Revolucionários”, como observamos na Bolívia, Venezuela e Equador; os povos árabes, encorajados por levantes na Tunísia e no Egito, buscam derrubar ditaduras decenais e estabelecer governos democráticos; de maneira mais tímida, a crise econômica que assola a zona do euro conduz portugueses, espanhóis, gregos e chipriotas a questionar a legitimidade de seus governos e a exigir uma reorganização política em seus países. Portanto, embora possamos questionar a atualidade e a coerência desta obra no âmbito de discussões que caracterizam a própria vida acadêmica, parece ser notório o grau de provocação que o tema das revoluções pode gerar neste início de século. É difícil desconsiderar a possibilidade de que vivemos momentos de intensa transformação política. Deste modo, tais acontecimentos parecem nos convidar a um retorno a On Revolution no momento oportuno em que a obra completa 50 de publicação e de discussões acumuladas a seu respeito.
Objetivos
- Possibilitar o debate em torno ao legado da filósofa Hannah Arendt (1906-1975), mais especificamente em sua obra "On Revolution";
- Dialogar com as demais Ciências Humanas para buscar a compreensão de eventos políticos e sociais contemporâneos;
- Aprofundar a rede de colaboração do grupo de pesquisa sediado na Unicamp (Grupo de Filosofia Política) com professores de outras instituições nacionais ou internacionais
Local
  • UNICAMP
  • Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - AUDITÓRIO I
  • Endereço: Rua Cora Coralina, s/n - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Barão Geraldo- 13083-896 - Campinas - SP
  • Tel: +55 19 3521-0121
  • E-Mail:sobrearevolucao50anos@gmail.com